Associação dos Participantes e Assistidos de Fundações e Sociedades Civis de Previdência Complementar da Área de Telecomunicações

Associação dos Participantes e Assistidos de Fundações e Sociedades Civis de Previdência Complementar da Área de Telecomunicações

Fundos de pensão: denúncias envolvem Belo Monte: Fonte: Agência Globo + Yahoo Notícias

Última atualização em 13/07/2015 por admin

lavajato

O empresário Ricardo Pessoa, dono da empreiteira UTC, afirmou em depoimento de delação premiada que Valter Luiz Cardeal de Souza, diretor da Eletrobras e considerado o homem da presidente Dilma Roussef na estatal, teria mandado o consórcio Una 3, que fechou contrato para tocar parte das obras da Usina de Angra III, “doar” para o PT a diferença de quatro pontos percentuais entre o desconto pedido pela Petrobras (10%) e o concedido pelo consórcio (6%). A informação está na revista “Veja”, que disse ter tido acesso a parte do depoimento de Pessoa.

Segundo a revista, a Eletrobras pediu desconto de 10% no valor cobrado pelo consórcio, formado pelas empresas Andrade Gutierrez, Odebrecht, Camargo Corrêa e UTC Engenharia. Depois de intensas negociações, o consórcio teria aceitado reduzir em 6% o valor. Cardeal teria então chamado executivos do consórcio. Teria sido “curto e grosso” e dito que “as empresas deveriam doar ao PT a diferença entre o desconto pedido pela Eletrobras e o desconto aceito por elas”.

Valter Luiz Cardeal de Souza é presidente do Conselho de Administração do consórcio Norte Energia, que ganhou a concessão da Usina de Belo Monte, ao lado de Adhemar Palocci Conselheiro, irmão do ex-ministro Antonio Palocci, outro petista investigado pela Operação Lava-jato. É ainda funcionário da Companhia Estadual de Energia Elétrica do Rio Grande do Sul (CEEE) desde 1971. Foi diretor da empresa quando Dilma era secretária de Energia do Rio Grande do Sul. Entre as empreiteiras, é chamado de “braço direito” de Dilma no setor elétrico.

O ex-presidente da Camargo Corrêa, Dalton Avancini, disse que a empresa pagou propina de R$ 100 milhões para obter contratos de obras na UHE de Belo Monte. A Norte Energia tem entre seus sócios Eletronorte (19,98%), Eletrobras (15%) e fundos de pensão. Avancini afirmou que a propina foi dividida entre PT e PMDB, cada um deles ficou com o equivalente a 1% do valor dos contratos. A Norte Energia negou as irregularidades.(Agência Globo + Yahoo Notícias)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *