Associação dos Participantes e Assistidos de Fundações e Sociedades Civis de Previdência Complementar da Área de Telecomunicações

Associação dos Participantes e Assistidos de Fundações e Sociedades Civis de Previdência Complementar da Área de Telecomunicações

35º CONGRESSO: GRANDES NOMES CONFIRMADOS – fonte Diário dos Fundos de Pensão

Última atualização em 04/09/2014 por admin

jornalReconhecido como um espaço que a cada ano se abre para se pensar o nosso sistema e sua inserção na vida brasileira, em suas esferas social e econômica, o Congresso Brasileiro dos Fundos de Pensão, este ano em sua 35ª edição, poderá reunir um público que pode até superar 3.500 pessoas. Mas, ainda mais importante do que o volume de público, é provavelmente a sua representatividade, uma vez que serão dirigentes de entidades de todo o País, especialistas, empresários, lideranças associativas e sindicais, autoridades e líderes políticos. E, se ainda se puder creditar um outro fator a produzir uma importância ainda maior, essa causa é com certeza a presença entre os expositores e debatedores de nomes da maior projeção.

Pensar o nosso sistema hoje e seus próximos passos, contando nas mesas das plenárias e painéis com nomes como os que estão sendo confirmados, é algo que fica sem dúvida mais fácil. Espelhando toda essa riqueza de conteúdo, o nosso maior evento estará voltado este ano, em São Paulo, entre os dias 12 e 14 de novembro, para o tema-central “Previdência Complementar: Geração de Valores Sociais e Econômicos”.

Entre os nomes de maior projeção está o de Gustavo Cerbasi, um palestrante festejado que abrirá o 35º Congresso com Palestra-Magna dedicada ao tema “O Paradoxo entre o Curto e o Longo Prazo: Uma Nova Estratégia para se Aposentar”. Trata-se de um dos mais celebrados educadores financeiros do País, com muitos livros publicados, sendo que o mais recente deles foi o recém lançado “Adeus Aposentadoria”. Para o nosso público, será uma oportunidade de analisar da forma mais ampla o que distancia o sistema fechado da lógica puramente financeira e reforça a sua natureza previdenciária, sem que esse movimento de distanciamento e aproximação nos impeça de evoluir através do lançamento de novos produtos e de nos preocuparmos em atender as novas demandas que vão surgindo.

O economista Antônio Delfim Neto, comandante da economia brasileira – ocupou dois ministérios, Fazenda e Agricultura – em seus anos de maior crescimento nas décadas de 60 e 70, continua um grande conhecedor e um analista atento dos cenários atuais. Escreve colunas para diferentes jornais e suas análises inspiram sempre reflexão. Pois é um dos nomes que estarão na mesa dos trabalhos já na primeira plenária, no dia 12, dedicada à temática dos “Fundos de Pensão: Agentes do Desenvolvimento Social e Econômico”, tendo ao seu lado o também economista Paulo Rabelo de Castro, outro nome que inspira respeito, e de Eduardo Azevedo Barros, Diretor da Volkswagen. Através de um debate de qualidade, mediado pelo jornalista Milton Jung, âncora da rede de rádio CBN, vai se buscar os caminhos para reforçar o papel social, com a atração de pequenas e médias empresas para a condição de patrocinadoras de planos, e o papel econômico, mostrando como a poupança previdenciária pode fazer mais para a capitalização de projetos e empresas e a renovação da infraestrutura envelhecida.

Nomes da maior projeção estarão ainda em uma terceira plenária, a terceira, no dia 14, quando serão debatidos “Projetos de Previdência Complementar para o País”. Sob a mediação do jornalista Luís Nassif (Agência Dinheiro Vivo), estarão expondo o economista Nélson Barbosa, secretário-executivo do Ministério da Fazenda durante os anos de maior crescimento recente da economia brasileira, Carlos de Paula, titular da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) e reconhecido com um conhecedor profundo do sistema e alguém que se notabilizou sempre com um homem do diálogo, Nilton Molina, um dirigente que reúne em si a rara condição de especialista tanto em previdência aberta quanto fechada e Roberto Westenberg, titular da Superintendência de Seguros Privados – SUSEP.

Todas as informações sobre o nosso maior evento estão reunidas no hotsite www.congressodosfundosdepensao.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *