Associação dos Participantes e Assistidos de Fundações e Sociedades Civis de Previdência Complementar da Área de Telecomunicações

Associação dos Participantes e Assistidos de Fundações e Sociedades Civis de Previdência Complementar da Área de Telecomunicações

Carta entregue ao Superintendente da Previc

Última atualização em 12/04/2023 por admin

CT.01/2023                                                    Brasília 11 de fevereiro de 2023        

Ao Sr. Presidente da PREVIC

Ricardo Pena Pinheiro.

Assunto – Distribuição do Superávit do PBS A – 2016

Conforme manifestação na reunião de hoje realizada às 15h, nós, conselheiros eleitos abaixo assinados, vimos registrar nossa reivindicação para a liberação do superávit do PBS-A, já manifestada pessoalmente.

Defendemos esta liberação o mais breve possível em função de que nossos assistidos estão numa faixa etária bastante avançada e a taxa de mortalidade a maior, em desigualdade com os outros planos superavitários, PBS-Telebrás e Telebrás PREV.

Em fevereiro de 2023 o total da população do PBS-A era de 20.884 incluindo assistidos e pensionistas. De setembro 2020 a fevereiro de 2023 o PBS A teve uma redução na população de 1566 assistidos e um acréscimo de 645 pensionistas. Podemos concluir que 921 (4.4%) assistidos tiveram seu benefício cessado em função de seu óbito e não possuir beneficiário de acordo com a legislação. Com esta cessação o assistido deixa de receber o superávit. Somente para refletir: este dado real não seria o suficiente para se considerar o PBS-A um plano diferenciado?

Além desta mortalidade salientamos que o motivo da suspensão da análise do superávit que era a Ação da Cisão sob o número – PROCESSO Nº. 0021721-30.2005.8.19.0001 foi extinta em dezembro 2022, resultando num acordo entre FENAPAS, autora da Ação, Patrocinadoras e Sistel.

Neste acordo está à liberação dos Superávits, tão logo a extinção da Ação fosse homologada e emitida a certidão do trânsito em julgado, a qual foi efetivada no dia 07 de fevereiro de 2023.

Na oportunidade, vimos informá-lo de que estamos nesta luta desde setembro 2020 quando o processo de superávit foi suspenso. Neste período foram incansáveis reuniões virtuais e presenciais, todas com relatos e também cartas endereçadas à PREVIC sem sucesso.

 A última tentativa foi através da CT FMR/03/2022 datada de 28/07/2022, em anexo. Esta além de não obtermos resposta da PREVIC sequer a mesma recebeu um  protocolo neste órgão, mesmo utilizando ajuda da ouvidoria.

Atenciosamente,

Ítalo José Portinari Greggio                                         Flordeliz Maria de Moura Rios

Conselheiro Deliberativo SISTEL                                Conselheira Deliberativa SISTEL

8 comentários em “Carta entregue ao Superintendente da Previc”

  1. O que temos é dizer Obrigada por defender os nossos interesses.
    Sei que temos que comemorar esta conquista e juntos concentrarmos na liberação do pecúlio também muito importante para nós.
    Parabéns, Sr. Italo.

  2. José Augusto Alves

    . oi boa tarde a todos da ASTEL. meus parabéns pela vitória. muito obrigado a vocês nós confiamos em vocês vamos correr atras do pecúlio e vamos ganhar se Deus quiser Nós contamos com a luta da ASTEl muito obrigado!

  3. Sabemos do esforço que tem sido feito pelos senhores e não podemos esquecer que ” havia;uma pedra no meio do caminho ” (a ação de autoria de outra entidade, que, sem entrar no mérito de seu foco, impedia o pagamento). A Astel sempre foi clara em sua posição quanto a essa questão e, agora, vemos o efeito da desistência ocorrida. Parabéns a todos pelo equilíbrio mantido nessa luta. Obrigado.

  4. Tania martins

    Estou feliz com a vitória do superavit em 36 parcelas que sai ainda este mês de abril , foi muito esperado e arttrabalhado para que isso ocorresse . O que espero agora é a liberação de 100% do pecúlio para que possamos ter uma qualidade de vida melhor e usufruir ainda em vida .
    Gostaria de uma previsão de quando poderá ocorrer essa liberação e que a Sistel desse informações sobre o andamento desse processo .
    Tania Martins
    ,030065-9

  5. JOSE LUIZ ELIAS AUAD

    ASTEL PODERIA ATUAR JUNTO A PREVIC PARA A LIBERAÇÃO DO PECULIO POR MORTE, COMO FEZ POR OCASIÃO DO SUPERAVIT 2016. OBRIGADO

    1. Olá José Luiz,
      Por ocasião da reunião do dia 11/05/2023, já reivindicamos, junto à Previc, a liberação do pecúlio e no dia 27/04/2023 o Conselho Deliberativo da Sistel aprovou o novo regulamento, mudando as regras para a liberação do pecúlio, que aguarda a aprovação da Previc.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *