Associação dos Participantes e Assistidos de Fundações e Sociedades Civis de Previdência Complementar da Área de Telecomunicações

Associação dos Participantes e Assistidos de Fundações e Sociedades Civis de Previdência Complementar da Área de Telecomunicações

‘Temos de enfrentar o vírus antes que seja tarde demais’-Fonte O Estado de São Paulo

Última atualização em 23/04/2020 por admin

‘Temos de enfrentar o vírus antes que seja tarde demais’

Baseado em experiência em hospital de Nova York, médico diz que detectar precocemente a pneumonia salva vidas

Trabalho com medicina de emergência há 30 anos. No fim de março, quando uma multidão de pacientes de covid-19 começou a sobrecarregar os hospitais de Nova York, me ofereci para passar dez dias no Bellevue, onde me formei. Durante esses dias, percebi que não estamos detectando a pneumonia mortal que o vírus causa cedo o suficiente e que poderíamos estar fazendo mais para evitar que os pacientes precisem de ventiladores – e morram.

A pneumonia causada pelo coronavírus teve um impacto impressionante no sistema hospitalar da cidade. Normalmente, um pronto-socorro atende um conjunto de pacientes que variam de condições graves, como ataques cardíacos, derrames e lesões traumáticas, a quadros que não representam risco de morte – ferimentos leves, intoxicação, lesões ortopédicas…

Porém, durante minha recente passagem pelo Bellevue, quase todos os pacientes no PS tiveram pneumonia por covid-19. Na primeira hora do meu primeiro plantão, inseri tubos de respiração em dois pacientes.

Mesmo pacientes sem queixas respiratórias tinham pneumonia por covid. Eis o que realmente nos surpreendeu: eles não relataram sensação de problemas respiratórios, mesmo que os raios X de tórax mostrassem pneumonia difusa e o oxigênio estivesse abaixo do normal.

Estamos apenas começando a entender que a pneumonia por covid inicialmente causa uma forma de privação de oxigênio que chamamos de “hipóxia silenciosa” – silenciosa porque tem uma natureza insidiosa e difícil de detectar. Quando a pneumonia por covid ataca, os pacientes não sentem falta de ar, mesmo quando os níveis de oxigênio caem. E, quando enfim sentem dificuldade de respirar, têm níveis alarmantemente baixos de oxigênio e pneumonia moderada a grave.

Para minha surpresa, quase todos os pacientes que vi disseram que estavam doentes havia uma semana, com febre, tosse, dor de estômago e fadiga, mas só ficaram sem fôlego no dia em que procuraram o hospital. Claramente, sua pneumonia já estava instalada dias antes, mas, quando eles sentiram que tinham

Ofensiva

de ir ao hospital, já se encontravam em estado crítico.

Existe uma maneira de identificarmos mais pacientes com pneumonia por covid mais cedo e tratá-los com mais eficácia. Trata-se da detecção precoce de hipóxia silenciosa por meio de um dispositivo médico comum, que pode ser adquirido sem receita médica na maioria das farmácias: um oxímetro de pulso, tão simples de usar quanto um termômetro.

Os oxímetros ajudaram a salvar a vida de dois médicos de emergência que conheço, alertando-os desde o início sobre a necessidade de tratamento. Ao que parece, também funcionaram para o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson.

Todos os pacientes que testaram positivo para o coronavírus devem fazer o monitoramento da oximetria de pulso por duas semanas, período no qual geralmente se desenvolve a pneumonia por covid. Está na hora de nos anteciparmos a esse vírus, em vez de apenas corrermos atrás dele. /

“Está na hora de nos anteciparmos a esse vírus, em vez de apenas corrermos atrás dele.”

Richard Levitan MÉDICO AMERICANO

PELO EXPOSTO ACIMA DEVEMOS COMEÇAR O TRATAMENTO IMEDIATAMENTE APÓS O SURGIMENTO DOS SINTOMAS – ASTEL-SÃO PAULO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *