Associação dos Participantes e Assistidos de Fundações e Sociedades Civis de Previdência Complementar da Área de Telecomunicações

Associação dos Participantes e Assistidos de Fundações e Sociedades Civis de Previdência Complementar da Área de Telecomunicações

Pai da robótica ajudou a terceira idade – Fonte: Código Fonte

Última atualização em 03/12/2015 por admin

RobotJoseph F. Engelberger, considerado por muitos um dos pais da robótica moderna, faleceu ontem de manhã em sua residência aos 90 anos de idade de causas naturais.

 Pioneiro no uso da automação, Engelberger e sua empresa Unimation foram os responsáveis em 1961 pela instalação do Unimate, o primeiro robô industrial, em fábricas da General Motors.

 Engelberger e George Devol (1912-2011) trabalharam juntos na criação da máquina capaz de executar serviços sozinha, concretizando o sonho do robô idealizado na ficção-científica décadas antes. Para Jeff Burnstein, Presidente da Robotic Industries Association (RIA), entidade que regulamenta o uso de robôs industriais, o campo da robótica não existiria hoje sem a contribuição da dupla.

E Burnstein vai além: segundo ele,  Engelberger “fez algumas das mais importantes contribuições para o avanço tecnológico da história do mundo. Ele estava anos a frente do seu tempo, imaginado robôs baseados em insetos e pássaros décadas atrás – desenvolvimentos que nós estamos finalmente vendo somente hoje”.

Engelberger continuaria investindo sua vida e sua carreira em robótica mesmo após a venda da Unimation. Ele se tornaria o fundador da HelpMate Robotics, uma empresa dedicada a desenvolver robôs e auxiliares mecânicos para hospitais e pessoas da terceira idade. Cerca de 100 hospitais nos Estados Unidos chegaram a utilizar seus produtos no dia-a-dia. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *