Associação dos Participantes e Assistidos de Fundações e Sociedades Civis de Previdência Complementar da Área de Telecomunicações

Associação dos Participantes e Assistidos de Fundações e Sociedades Civis de Previdência Complementar da Área de Telecomunicações

Confira o Jornal da ASTEL-São Paulo ESPECIAL: PAMA recebe recursos do superávit do PBS-A

Última atualização em 17/11/2015 por admin

Os participantes da previdência complementar do antigo sistema Telebrás conquistaram uma importante vitória na batalha pela garantia de seu direito ao Plano de Assistência Médica ao Aposentado (PAMA): a Fundação SISTEL informou que o fundo garantidor do PAMA será capitalizado com recursos do superávit acumulado pelo PBS-A em 2009, 2011 e 2012 – aproximadamente R$ 3,04 bilhões. 

 Esta transferência representa um respiro para o PAMA e também para o PAMA/PCE que, após passarem por sucessivos reajustes muito superiores aos aplicados nos benefícios dos aposentados, estavam próximos de se tornarem inviáveis, além de deficitários. O aporte cumpre, enfim, o que já estava determinado por uma sentença judicial proferida pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro em 2003, cuja efetivação vinha sendo reivindicada incansavelmente pela ASTEL-São Paulo nos últimos anos para evitar o colapso do PAMA em prejuízo dos usuários. 

 A transferência dos recursos, porém, é apenas o primeiro passo nesse sentido e o aporte deve ser traduzido pela Fundação SISTEL em soluções eficazes para melhorar a qualidade da assistência de saúde e, ao mesmo tempo, reduzir o custo dos planos para os usuários, compensando os aumentos excessivos já aplicados.

Por isso, é essencial que os assistidos e as associações que os representam acompanhem de perto o trabalho da SISTEL para participar ativamente da formulação de um plano de trabalho eficiente para revigorar o PAMA e PCE. Nesse sentido, a ASTEL-São Paulo reitera seu compromisso de seguir incansável na defesa dos direitos e interesses legítimos dos assistidos.

 Para contribuir com essa luta, a quarta edição do Jornal da ASTEL traz um especial sobre o aporte no plano de saúde, reunindo mais informações sobre esta conquista, e também elencando os principais problemas que estão no horizonte e demandarão respostas da SISTEL. Confira:

>> OU CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O JORNAL E LER EM SEU COMPUTADOR (EM PDF)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *