Associação dos Participantes e Assistidos de Fundações e Sociedades Civis de Previdência Complementar da Área de Telecomunicações

Associação dos Participantes e Assistidos de Fundações e Sociedades Civis de Previdência Complementar da Área de Telecomunicações

NOVIDADES SOBRE O PAMA/PCE

Última atualização em 30/09/2015 por admin

logoAstel2Na reunião do Conselho Deliberativo da SISTEL de 30 de setembro de 2015, a Diretoria Executiva informou aos membros do mesmo que irá transferir todo o montante do superávit referente aos anos de 2009, 2011 e 2012 para a o fundo do PAMA, em virtude do mesmo estar deficitário e prestes a perder seu fundo de investimento.

A alternativa a esta atitude seria de aumentar a contribuição dos participantes em cerca de 200% (duzentos por cento) em dezembro próximo, o que na prática inviabilizaria o plano de saúde, tornando o mesmo mais caro que outros do mercado que não cobram coparticipação.

A ASTEL-São Paulo sempre defendeu que o PBS-A tem dois benefícios inseparáveis:

1-) Previdenciário que está superavitário;

2-) Assistencial (PAMA) que está deficitário.

Na nossa opinião isto tem lógica, pois se os dois benefícios pertencem ao PBS-A, o superávit de um cobre o déficit de outro.

Acreditamos que as consequências desta atitude, além de viabilizar o PAMA até o último assistido, possibilita que a curto prazo se possa mudar os pontos abaixo:

1-) Resolver para sempre o problema das viúvas concedendo o plano de saúde nas mesmas condições que tinha o seu marido;

2-) Nos casais em que ambos trabalharam no sistema, somente um precisará contribuir para o PAMA;

3-) Estudo e melhoria da rede de atendimento, onde for possível e necessário;

4-) Os aumentos anuais seguirão a mesma taxa usada para a correção dos benefícios (INPC), em dezembro de 2015 será de aproximadamente 9,5%, que já estamos batalhando que seja menor;

Estes são os pontos principais; quanto à revogação do aumento absurdo de 61% de dezembro de 2014 não foi possível, pois o Grupo de Trabalho criado para criar uma alternativa para solução do problema não chegou ao necessário consenso; um dos conselheiros eleitos não concordou com a transferência total do superávit para o PAMA. Apesar de ser voto vencido, a revogação necessitaria de unanimidade.

A ASTEL-São Paulo irá continuar a luta pela diminuição do valor das contribuições e coparticipações e ainda pela criação de alternativas mais baratas e de qualidade dentro do nosso plano de saúde.

ASTEL-São Paulo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *