Associação dos Participantes e Assistidos de Fundações e Sociedades Civis de Previdência Complementar da Área de Telecomunicações

Associação dos Participantes e Assistidos de Fundações e Sociedades Civis de Previdência Complementar da Área de Telecomunicações

Projeto da USP reúne idosos e jovens na sala de aula – Fonte: Globo.com

Última atualização em 08/09/2015 por admin

livrosA notícia a seguir mostra mais um efeito do fato de as pessoas estarem vivendo mais e buscando qualidade de vida em idades mais avançadas: Alunos da terceira idade e jovens universitários da Universidade de São Paulo (USP) em São Carlos (SP) participam de um projeto de integração visando experiência e juventude. Jovens e idosos se matriculam nas disciplinas, fazem provas e são avaliados igualmente. São mais de 5.500 vagas em cidades da região e, em São Carlos, os idosos podem assistir aulas em 30 diferentes disciplinas.

No meio de muitos jovens, o pessoal da terceira idade se destaca. Demonstrando experiência e curiosidade, Antônio Campanha, de 63 anos, é pós-graduado em engenharia e decidiu voltar a estudar. “A gente não pode parar, tem que colocar a mente para funcionar senão enferruja tudo. E é gostoso, você vai relembrando todas as matérias e, aos poucos, vai voltando ao ritmo”, disse o engenheiro.

O projeto visa o acompanhamento de aulas de graduação e cursos de extensão com os outros estudantes. “Eles incentivam muito para que o idoso possa acompanhar e estar junto nessas atividades, e eles chegam muito motivados por terem um desafio novo na vida, por outro lado. O interessante também é para o aluno, porque ele vai ter oportunidade de conviver com o idoso em uma situação diferente, em uma sala de aula. É um aprendizado que vai além do que é passado na universidade”, explicou o professor da USP Fernando Osório.

Semíramis Ruggiero, de 70 anos, também faz parte do projeto. Seu parceiro de classe Geovani Caetano é meio século mais novo, mas não há problemas em um aprender com o outro. “Você se recicla, se sente jovem também. Isso é muito importante para a saúde mental e espiritual da gente”, contou Semíramis.

Para Caetano, as lições são ainda mais valiosas. “Não existe barreira para remover um começo. É preciso sempre estar atualizado, sempre buscando conhecimento, e é isso que ela me passou”, concluiu o estudante.

A relação de amizade criada também ultrapassa os limites da sala de aula. Na biblioteca, os dois estudam juntos e partilham interesses e experiências. A afinidade é tão forte que a idosa convidou o estudante para trabalhar na parte da informática em sua agência de viagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *