Associação dos Participantes e Assistidos de Fundações e Sociedades Civis de Previdência Complementar da Área de Telecomunicações

Associação dos Participantes e Assistidos de Fundações e Sociedades Civis de Previdência Complementar da Área de Telecomunicações

Atividade física e terceira idade – Fonte: R7

Última atualização em 04/08/2015 por admin

IdososTodas quartas e sextas-feiras a rotina é parecida para Idelsa Pretto. Acorda cedinho, toma um café da manhã -mais reforçado do que nos outros dias- e se veste com uma roupa de ginástica. Idelsa é uma das participantes do grupo de atividades físicas da terceira idade na cidade de Lajeado/RS e com 73 anos transpira uma jovialidade surpreendente. “Tornou-se parte de mim: o grupo, os exercícios. Fiz muitos amigos.”.

 

Conforme Jaime Garcia Dias – especialista no assunto- a atividade física é um dos elementos indispensáveis para o bem-estar e vida saudável. Com a redução das tarefas de trabalho, bem como o enxugamento das atividades sociais, é comum que as pessoas na terceira-idade fiquem mais em casa e, assim, propensas ao estilo de vida sedentário. No entanto, se nas idades menos avançadas já é importante a prática regular de atividades físicas, na terceira-idade podemos considerar indispensável.

 

Os benefícios de fazer exercícios nas idades mais avançadas não são questionáveis, há consenso científico. Ganha-se por diversos ângulos, afirma Jaime Garcia Dias. Além das vantagens fisiológicas geradas através dos alongamentos, fortalecimento dos músculos e liberação de endorfina, também há as vantagens sociais. “Inegavelmente, o fator de isolamento social é um dos problemas mais prevalentes na velhice, a falta de perspectiva e contato interpessoal pode se configurar em problemas graves de saúde”, completa Jaime Garcia Dias.

 

Dadas essas condições, o ideal é buscar orientação de um profissional educador físico para começar a fazer os exercícios. Cada um tem suas necessidades e biótipo. As opções são variadas, mas buscar fazer a atividade em grupo é importante, além de ser um estímulo a mais, traz boas amizades e uma nova noção de perspectiva da rotina.

 

Estudos recentes reforçam que a prática de atividade física consiste um fator relevante na busca pela longevidade. Jaime Garcia Dias lembra que a idade cronológica não necessariamente está em consonância com a idade fisiológica. Dessa forma, cronologicamente existem pessoas com 60 anos que possuem um corpo fisiológico mais novo que alguém de 40 anos. Idelsa Pretto considera-se nesse grupo: “A cada dia sinto-me mais jovem, é incrível, além das quartas e sextas já estou pensando em entrar em mais um grupo, dessa vez de hidroginástica.”

 

Falar em sair do sedentarismo e entrar em uma rotina mais movimentada pode parecer a “cura” de quase todos os males. Isso se justifica, pois, além dos ganhos fisiológicos e sociais, ainda existem os ganhos cognitivos. Sim, a percepção na hora de realizar os exercícios físicos contribui para o aumento da concentração, da atenção, memória e de capacidade de raciocínio. “Além de ser a academia do corpo para os idosos, também é a academia da mente, um suplemento completo”, diz Jaime Garcia Dias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *