Associação dos Participantes e Assistidos de Fundações e Sociedades Civis de Previdência Complementar da Área de Telecomunicações

Associação dos Participantes e Assistidos de Fundações e Sociedades Civis de Previdência Complementar da Área de Telecomunicações

COMUNICAÇÃO E RELACIONAMENTO: ADEUS AO PASSADO – fonte Diário dos Fundos de Pensão

Última atualização em 13/05/2015 por admin

Comunicação.jpg

O 6º Encontro Nacional de Comunicação e Relacionamento dos Fundos de Pensão, aberto na manhã de ontem no Rio e que dura até hoje, está recebendo um público de mais de 260 profissionais das duas áreas. Essa é uma audiência perto de 10% superior a registrada no evento do ano passado, fruto com certeza da urgência que todos hoje sentem existir na missão de comunicar-se e relacionar-se bem.  A Diretora Jussara Salustino, responsável por ambas as comissões técnicas que deram vida ao encontro, a de Comunicação e Marketing e a de Relacionamento com o Participante, foi direto ao ponto ao afirmar já na abertura dos trabalhos que “as duas áreas tornaram-se tão fundamentais quanto qualquer outra das entidades”.  Ao seu lado na mesa, Gueitiro Matsuo Genso, presidente do Conselho Deliberativo da Abrapp, completou afirmando que sobre isso ninguém que conheça os desafios colocados à frente do sistema tem realmente dúvidas. Por conta disso, José Edson da Cunha Júnior, Secretário-Adjunto de Políticas da Previdência Complementar, acrescentou que a causa disso reside não apenas nas dificuldades presentes na atual conjuntura, mas talvez até mais nas rápidas transformações pelas quais o mundo passa. Na foto, aparecem da esquerda para a direita Gueitiro, Jussara e José Edson.

Dirigentes e conselheiros na platéia – Jussara notou então que o que torna as dificuldades da conjuntura ainda mais desafiantes e, daí a importância crescente do profissional de comunicação e relacionamento, é que os problemas atuais são de ordem econômica e política. “E isso é tão claramente percebido, a urgência de se fazer algo, que hoje vemos na audiência de nosso evento um bom número de dirigentes e de conselheiros”, observou, acrescentando: “especialmente em momentos como esse precisamos manter os clientes do nosso lado”.

Gueitiro destacou que tudo isso se deve ao reconhecimento de que o trabalhador é não apenas participante do plano, mas na verdade a razão de existir da entidade. Em razão da relevância e da oportunidade do evento elogiou a Abrapp por sua realização.

Novas tecnologias – José Edson chamou a atenção para o desafio que o uso das novas tecnologias traz consigo. “As ferramentas disponíveis estão sendo aprimoradas e utilizá-las bem é uma obrigação que devemos nos colocar”. O olho no olho continua sendo algo importante no relacionamento, mas por si só já não basta mais, disse José Edson.

Dado Schneider, professor Doutor em Comunicação, apresentou Palestra Magna sobre o tema “Novos Comportamentos na Sociedade Digital: Impactos nas Diferentes Gerações”.  Salientou que os avanços tecnológicos nos obriga a todos a reaprender.

“Mesmo que não gostemos de um ou outro aspecto do mundo virtual, é cada vez mais preciso saber operar nele”, disse Dado, sublinhando que “não se pode ficar no passado”.

O evento, que em seu primeiro dia apresentou ainda uma plenária e quatro painéis simultâneos, tem como patrocinador a Infobase Interativa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *