Associação dos Participantes e Assistidos de Fundações e Sociedades Civis de Previdência Complementar da Área de Telecomunicações

Associação dos Participantes e Assistidos de Fundações e Sociedades Civis de Previdência Complementar da Área de Telecomunicações

Fundos de pensão e imóveis: mercado perde força – Fonte Diário dos Fundos de Pensão

Última atualização em 26/11/2014 por admin

ObrasFoi divulgado o   Índice Geral do Mercado Imobiliário – Comercial(IGMI-C) relativo ao terceiro trimestre deste ano, calculado com base numa pesquisa que considerou 608 imóveis e que em seus resultados reforça a percepção de queda nos valores praticados e, em consequência, nas rentabilidades obtidas pelos investidores nesse segmento, entre os quais se destacam os fundos de pensão.  “O IGMI-Cdo terceiro trimestre de 2014 demonstra uma continuidade na desaceleração da rentabilidade do mercado imobiliário, ainda que o retorno anual tenha sido de 15,36%”, resume Márcio Ventura (Previ),  Coordenador da Comissão Técnica Nacional de Investimentos Imobiliários da ABRAPP.

Márcio oferece uma visão geral do significado do novo IGMI-C: “Os retornos estão menores em relação ao mesmo trimestre do ano anterior, principalmente em função da conjugação de aumento da oferta de estoque disponível no eixo Rio-São Paulo e arrefecimento das expectativas diante da atual conjuntura econômica, com maior reflexo no retorno de capital do IGMI-C”.

No terceiro trimestre  as taxas de retorno da renda, capital e total foram de, respectivamente,  2,23%, 1,11% e 3,34%, contra 2,18%, 1,41% e 3,59% nos três meses anteriores.  Nota-se com isso que a  taxa de retorno total recuou pelo sétimo trimestre consecutivo, em decorrência da queda da rentabilidade obtida sobre o capital, uma vez que a conseguida sobre a  renda  apresentou estabilidade no período.

Já  as taxas anualizadas de retorno da renda, capital e total, observadas no segundo trimestre, foram de  respectivamente, 9,66%, 5,32% e 15,36%, contra  9,72%, 6,09% e 16,26% registradas nos três meses imediatamente anteriores.

Para os técnicos da FGV que calculam o índice, tudo isso demonstra que a  desaceleração no nível de atividade econômica observada ao  longo dos últimos trimestres continua a exercer efeito negativo sobre a rentabilidade dos imóveis.

Inspiração – Criado sob a inspiração da Abrapp e suas associadas, o IGMI-C  mobiliza hoje os maiores players do mercado, sendo operado pela Fundação Getúlio Vargas – FGV.

Cada vez mais o IGMI-C vem sendo utilizado por gestores de carteiras, consultorias e investidores, estimando o Conselho Consultivo do índice que a amostra pesquisada já compreende perto de 25% do volume financeiro desse segmento do mercado de imóveis comerciais de alto padrão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *