Associação dos Participantes e Assistidos de Fundações e Sociedades Civis de Previdência Complementar da Área de Telecomunicações

Associação dos Participantes e Assistidos de Fundações e Sociedades Civis de Previdência Complementar da Área de Telecomunicações

Chegou o jornal da ASTEL-ESP

Última atualização em 14/05/2014 por admin

Com esta edição, os associados passam a contar com mais uma ferramenta para troca de informações e propostas: um jornal, entregue nas residências dos assistidos, e disponibilizado também em versão online abaixo.

(CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR OU BAIXE O ARQUIVO EM PDF NESTE LINK)

Fundada para garantir os direitos dos participantes de planos de aposentadoria complementar da antiga Telesp, a Associação dos Participantes da Sistel no Estado de São Paulo – a ASTEL-ESP – conquistou uma importante vitória nesse sentido: no final do ano passado, o Tribunal de Justiça paulista (TJSP) reconheceu o direito adquirido dos aposentados em  usufruir do plano médico pelo qual pagaram durante todos os anos de trabalho.

Na prática, quase todo mundo que um dia trabalhou para a Telesp tem direito ao plano de Saúde vinculado à previdência complementar do antigo sistema Telebrás, o PAMA, criado com o objetivo de prestar atendimento médico e hospitalar aos assistidos. A decisão do TJSP garante a parcela destes trabalhadores associados à ASTEL a permanência do plano no padrão de qualidade que ele tinha antes das privatizações – sem aumentos abusivos nas mensalidades, nem redução da rede de atendimento.

É preciso, entretanto, que os aposentados e assistidos se mantenham bem informados e  atuantes em relação ao balanço financeiro deste plano, garantindo que nem a Sistel nem a Telefônica tomem decisões em seu nome que possam lesar os direitos garantidos pelo TJSP, que deve ser confirmado pelo STJ na perspectiva da ASTEL.

Para contribuir nesse sentido, esta edição traz informações sobre a batalha pelo plano de saúde dentro e fora dos limites da Justiça. Convida ainda os ex-trabalhadores de Telesp a se juntar a esta discussão e apontar caminhos para melhorar a qualidade de vida de todos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *