Associação dos Participantes e Assistidos de Fundações e Sociedades Civis de Previdência Complementar da Área de Telecomunicações

Associação dos Participantes e Assistidos de Fundações e Sociedades Civis de Previdência Complementar da Área de Telecomunicações

IMÓVEIS: MERCADO PERDE FORÇA – Fonte Diário dos Fundos de Pensão

Última atualização em 09/05/2014 por admin

ObrasCada vez mais representativo do universo que quer retratar, no primeiro trimestre de 2014 o   Índice Geral do Mercado Imobiliário – Comercial (IGMI-C) foi calculado com base numa pesquisa que considerou 599 imóveis, contra  351  em igual período do ano passado. Criado sob a inspiração da Abrapp e suas associadas, o IGMI-C  mobiliza hoje os maiores players do mercado, sendo operado pela Fundação Getúlio Vargas – FGV.

Cada vez mais o IGMI-C vem sendo utilizado por gestores de carteiras, consultorias e investidores, estimando o Conselho Consultivo do índice que a amostra pesquisada já compreende perto de 20% do volume financeiro desse segmento do mercado de imóveis comerciais de alto padrão.

Quanto aos resultados, neste primeiro trimestre as taxas de retorno da renda, capital e total foram de, respectivamente, 2,46%, 1,18% e 3,64%, sobre o período entre outubro a dezembro últimos.

Com isso, verifica-se que a taxa de retorno total recuou pelo quinto trimestre consecutivo, mais uma vez em função da queda na taxa de retorno do capital, ao mesmo tempo em que o retorno sob a forma de renda apresentou-se estável.

Os resultados anualizados mostram queda. No primeiro trimestre de 2014, as taxas de  retorno da renda, capital e total no acumulado em 12 meses foram de, respectivamente, 9,79%, 6,79% e 17,07%.  Isto querendo dizer que a desaceleração da atividade econômica observada ao longo dos últimos trimestres vem tendo um efeito significativo sobre a rentabilidade proporcionada pelos imóveis comerciais, algo refletido especialmente na redução do nível de subida dos preços.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *