Associação dos Participantes e Assistidos de Fundações e Sociedades Civis de Previdência Complementar da Área de Telecomunicações

Associação dos Participantes e Assistidos de Fundações e Sociedades Civis de Previdência Complementar da Área de Telecomunicações

Senador anuncia projeto contra controle dos fundos de pensão por partidos – Fonte: Agência Senado

Última atualização em 05/05/2014 por admin

SinalPerigoO senador Paulo Bauer (PSDB-SC) anunciou em Plenário, nesta quarta-feira (30), que em breve irá apresentar um projeto de lei para disciplinar as indicações para os cargos de diretores e conselheiros dos fundos de pensão de empresas estatais, além de estabelecer punições administrativas para atos lesivos conta o patrimônio das entidades. Antes, ele denunciou o aparelhamento político-partidário de empresas estatais e dos fundos de pensão.

De acordo com o senador , os problemas surgiram a partir da ascensão do PT ao governo do país. Antes, conforme assinalou, os fundos eram dirigidos por técnicos, alguns deles ligados à posição. Ele citou como o caso mais recente dos males do aparelhamento um “rombo” de mais de R$ 3 bilhões no Petros, o fundo de pensão dos empregados da Petrobrás, devido a operações suspeitas.

Pelo projeto, como explicou, os conselhos terão um integrante selecionado por mérito, sem vínculo com os fundos ou as empresas patrocinadoras. Também haverá regras para a seleção dos diretores com base na meritocracia, e não por indicação política. Além disso, os dirigentes poderão ser punidos por erros e desvios com a perda do mandato.

– A intenção é colocar ordem na bagunça criada pelo PT nos fundos de previdência das estatais – afirmou.                    

                         Agência Senado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *