Associação dos Participantes e Assistidos de Fundações e Sociedades Civis de Previdência Complementar da Área de Telecomunicações

Associação dos Participantes e Assistidos de Fundações e Sociedades Civis de Previdência Complementar da Área de Telecomunicações

Fundos: Oi e Portugal Telecom – Processo de fusão

Última atualização em 21/02/2014 por admin

telefoneAs duas operadoras assinaram acordos definitivos de etapas para implantar operação que vai culminar com a fusão
O grupo brasileiro Oi e a operadora Portugal Telecom (PT) deram mais um passo em direção a sua fusão, que dará origem a um gigante das telecomunicações, com a assinatura de acordos sobre as condições dessa junção.
As duas operadoras de telecomunicações assinaram “contratos definitivos que regem as etapas necessárias para a implantação da operação que vai culminar com a fusão dos dois grupos”, informou a PT em um comunicado divulgado ontem no site das autoridades da bolsa.
De acordo com este comunicado, a fusão resultará na integração dos ativos da PT, avaliados em cerca de 1,75 bilhão de euros, na estrutura do grupo brasileiro.
Desta forma, a PT se tornará o maior grupo de telecomunicações europeu a ser absorvido por um operador de um país emergente.
Como parte dessa fusão, a Oi irá subscrever um aumento de 14 bilhões de reais em seu capital para fortalecer o balanço patrimonial da nova entidade.
Esta transação será submetida à aprovação dos acionistas da Oi em assembleia geral extraordinária prevista para o dia 27 de março.
A operadora portuguesa anunciou, em outubro passado, um acordo de fusão com o grupo Oi, que é seu principal acionista.
Esta fusão irá criar um gigante das telecomunicações com “mais de 100 milhões de clientes e 30.000 funcionários”, explicou Zeinal Bava, atual CEO da PT que assumirá as rédeas da futura companhia.
A Oi é a operadora líder de telefonia fixa e quarta em telefonia móvel no Brasil. A Portugal Telecom entrou em 1998 no mercado de telecomunicações brasileiro em plena expansão, onde multiplicou as compras de participações.
No último ano, a Portugal Telecom teve um aumento de 46,6% em seu lucro líquido, a 331 milhões de euros. A Oi registrou por sua vez um lucro de 1,4 bilhão de reais em 2013.  (AFP/Brasil Econômico)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *