Associação dos Participantes e Assistidos de Fundações e Sociedades Civis de Previdência Complementar da Área de Telecomunicações

Associação dos Participantes e Assistidos de Fundações e Sociedades Civis de Previdência Complementar da Área de Telecomunicações

INF0RMAÇÃO GERENCIAL GANHA NOVO SISTEMA – fonte Diário dos Fundos de Pensão

Última atualização em 10/01/2014 por admin

Maria 2.jpg

A Fundação Cesp concluiu a primeira fase e deve encerrar em abril próximo a segunda da implantação de seu Sistema de Informações Gerenciais, um processo no qual acredita estar sendo uma das primeiras a avançar com tal grau de complexidade e abrangência. O sistema, que se aproxima do que é conhecido no mundo como business inteligence, economiza tempo e recursos, uma vez que oferece com muito maior facilidade informações que em outras circunstâncias demandariam demoradas pesquisas.

As informações fornecidas são aquelas já operadas no passado e que, no lugar de descartadas, passam a ser guardadas pelo sistema de uma forma que permite não só dispor delas no futuro  mas também correlacioná-las no dia em que isso for necessário. Em outras palavras, trabalha-se menos para obter-se um resultado melhor, até porque elimina-se o retrabalho e evita-se que a sobreposição permanente de dados novos sobre dados antigos leve a perda destes últimos.

Eusébio da Silva Bomfim, Diretor de Previdência da Fundação Cesp, resume: “ O sistema de informações gerenciais que estamos desenvolvendo propiciará manter perenemente vivas as informações, que pela dinâmica natural da gestão dos planos previdenciários se perdem com as atualizações processadas a todo momento. Essa forma de armazenamento mantém a história das informações previdenciárias que serão úteis no futuro para se avaliar a o perfil dos participantes, tais como: idades, salários de contribuição, benefícios, rotatividade, crescimento dos compromissos do plano etc..”

Ele completa, ressaltando que “os saldos das contas previdenciárias e provisões matemáticas, que dinamicamente vão sendo alteradas a cada processamento, ficarão registradas nesse sistema indefinidamente”.

Todas as áreas envolvidas na gestão do plano, explica Eusébio, são beneficiadas, mas não apenas elas, mas também os auditores. É fácil imaginar o quanto o sistema, desenvolvido em parceria com a empresa ATTPS Informática,  pode evitar de novos cálculos a cada solicitação de um juiz, no caso de processos que tramitam na Justiça. Em outros tipos de demanda, por exemplo as que interessam mais diretamente aos participantes, os saldos são fornecidos historicamente com muita facilidade. As provisões matemáticas, outro dado volátil, passam a poder ser vistas em sua evolução a cada novo período.

“O sistema é um repositório de dados, tira fotos de cada momento e guarda”, nota Cristina Monteiro (FOTO), responsável na Fundação Cesp pelo andamento do processo de implantação.

Ao se dispor dos dados de forma evolutiva, num corte histórico, explica Cristina, fica aberto o caminho para pesquisas e estudos que identifiquem fenômenos os mais variados, além das tendências observáveis.

Explica Cristina o que virá a partir de abril, com a implementação da fase 2:

Informação sobre as ações judiciais – Registro mensal e histórico das informações judiciais de participantes que entram com processo trabalhista, com impacto no plano de previdência. Interessa saber especialmente neste caso quanto aos nenefícios e motivo da ação. Atualmente essas informações são armazenadas em sistemas paralelos.

Arquivo de reservas – Registro mensal e histórico das provisões matemáticas individualizadas por participante. Hoje essas informações estão reunidas em sistemas paralelos.
 
Dados para consultorias atuariais – Geração de arquivos para consultorias atuariais, de acordo com as informações previdenciárias solicitadas para avaliação atuarial. Atualmente tais dados são armazenados em arquivos e sistemas paralelos.
 
Tábuas atuariais – Armazenamentos de todas as tábuas atuariais utilizadas e históricas, para cálculo dos benefícios e provisões matemáticas. Registro dos parâmetros atuariais, financeiros e biométricos que embasaram a construção de cada uma .
 
Orçamento Previdenciário – Produção de dados estatísticos e projeção de resultados para elaboração do orçamento previdenciário anual, com possibilidade de análise e flexibilidade para trabalhar as informações de acordo com a sazonalidade ocorridas no período.
 
Dados contábeis – Registro mensal das informações previdenciárias contábeis de receitas e despesas, provisões matemáticas contabilizadas, para extração em relatórios, subsidiar apresentações para conselhos e patrocinadores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *