Associação dos Participantes e Assistidos de Fundações e Sociedades Civis de Previdência Complementar da Área de Telecomunicações

Associação dos Participantes e Assistidos de Fundações e Sociedades Civis de Previdência Complementar da Área de Telecomunicações

Planos econômicos:Funcef calcula perdas pequenas – Fonte: Reuters

Última atualização em 02/12/2013 por admin

PenasO fundo de pensão dos funcionários da Caixa Econômica Federal, Funcef, avalia que terá impacto pequeno caso o Supremo Tribunal Federal (STF) tome decisão favorável aos poupadores no julgamento que deve ter início nesta quarta-feira.

“O impacto deve ser muito pequeno e não estamos preocupados”, afirmou em entrevista à Reuters Geraldo Aparecido da Silva, secretário-geral da fundação, que tem patrimônio de 51 bilhões de reais.

Nesta semana, a Abrapp, associação que representa os fundos de previdência completar, estimou perdas de 40 bilhões de reais para o setor no caso de decisão favorável aos poupadores.

Além de definir a correção das cadernetas de poupança, o STF vai julgar a correção inflacionária feita para os participantes de fundos de pensão que resgataram seus recursos antes da aposentadoria, explicou Silva.

“Quem resgatou dinheiro dos fundos de pensão acabou questionando na justiça esta correção. A lógica é a mesma das poupanças”, disse.

Na época dos planos econômicos que estão no foco do STF — Bresser (1987), Verão (1989), Collor 1 (1990) e Collor 2 (1991)– a Funcef tinha apenas um fundo de pensão e os resgates antecipados eram ajustados pelo INPC.

De acordo com Silva, a Funcef teve poucos desligamentos no período, o que explica o baixo risco envolvido no julgamento. “No nosso caso, o número de desligamentos é pouco expressivo, e muitos que saíram da Caixa já estavam próximos da aposentadoria e decidiram permanecer no plano”, disse.

No momento, a fundação está calculando as perdas potenciais, mas segundo Silva esta não é uma preocupação para a Funcef, também porque ainda não está claro que se os ressarcimentos valeriam para todos os que resgataram recursos ou apenas para aqueles que entraram com processos na Justiça.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *