Associação dos Participantes e Assistidos de Fundações e Sociedades Civis de Previdência Complementar da Área de Telecomunicações

Associação dos Participantes e Assistidos de Fundações e Sociedades Civis de Previdência Complementar da Área de Telecomunicações

SISTEL X IBGE – Resposta da SISTEL

Última atualização em 04/12/2018 por admin

Resposta dada à  ASTEL-São Paulo sobre notícia divulgada no site do STJ, recebemos o texto abaixo:

“A recente notícia divulgada no informativo do STJ diz respeito à Agravo apresentado pela Sistel visando reverter decisão no âmbito da Justiça Federal e do TRF da 2ª Região (RJ) que tinham negado o prosseguimento de execução de sentença apresentada pela Sistel contra o IBGE, para recompor diferenças de alugueis à preço de mercado, conforme contrato de locação de imóveis da Sistel locados àquele instituto no Ed. Rio Metropolitan RJ. 

A discussão teve origem em ação popular que tramitou por vários anos, e que vinnha impedindo a Sistel de receber os alugueis do IBGE. A referida ação já foi resolvida, e a relação locatícia foi normalizada, com o pagamento dos valores pendentes, mas restou a discussão sobre diferenças de alugueis, entre o efetivamente pago e a recomposição a preço de mercado, como era previsto no contrato de locação e que foi acatado pela sentença na ação popular. 

A recente decisão do STJ, acatou o Agravo da Sistel, entendendo ser cabível a execução de sentença contra outro réu na ação popular, no caso o IBGE, revertendo o entendimento que então prevalecia. 

Assim, tratou-se de resultado favoravel à Sistel, de maneria que o processo deverá retornar à primeira instância para que seja retomada a execução da sentença, conforme pedido da Sistel. 

Ats. 

Tarcisio Fontenele

Gerente Jurídico

 

 

Pela explicação acima depreendemos que na realidade a SISTEL ganhou o principal do objeto da ação, que nos deixa muito satisfeitos. Este episódio veio em boa hora para que nós da ASTEL salientemos a política correta adotada há tempos pela SISTEL em se desfazer dos imóveis e substitui-los por aplicações em renda fixa, que além  de serem muito mais seguras dão menos trabalho.

ASTEL-São Paulo  

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *