astel@astelsp.org.br
img-quemsomos-astel

O DESTINO DO PAMA

logoAstel2Como todos já sabem, o superávit de 2009, 2011 e 2012, perto de 3,04 bilhões de Reais, foi transferido para o fundo garantidor do PAMA, em obediência a sentença judicial proferida contra a SISTEL e de autoria da FENAPAS.

O que devemos perguntar é o seguinte: O que aconteceria com o PAMA se isto não fosse feito?

A resposta é simples: Hoje o aumento, que foi de 2,41%, seria de 130%!!! Não se reveria a posição das viúvas e nem haveria mais a possibilidade de isenção de coparticipação de operação de catarata. No próximo ano a situação seria a mesma e o aumento novamente de 130% !!!

Quais as consequências destes aumentos absurdos?

A resposta é simples: O PAMA-PCE se tornaria inviável e a inadimplência atingiria quase todos os usuários do plano, ou seja o PAMA e o PCE acabariam!!!

A quem NÃO interessa o fechamento do PAMA?

Resposta: Com certeza aos assistidos.

Nós da ASTEL-São Paulo temos uma posição clara em defesa do PAMA e do seu PCE e apoiamos a transferência do superávit para salvar o plano.

Agora outra questão se apresenta:

A FENAPAS entrou com uma ação pedindo a anulação da transferência do superávit; em virtude disto, a ASTEL – ESP propôs aos representantes da FENAPAS, que também são conselheiros da SISTEL, que se retire a ação por dois motivos:

a-) Para não acabar com o PAMA e seu PCE;

b-) Para que se iniciem  reuniões com representantes das patrocinadoras e diretoria  executiva da SISTEL com o objetivo de  se aprimorar e implementar uma série de medidas para melhoria do PAMA e seu PCE, tais como:

1-) Diminuição gradativa do percentual de custos compartilhados e coparticipação;

2-) Melhoria na abrangência e na rede credenciada;

3-) Criação outros  planos mais acessíveis;

4-) Anistia dos eliminados por inadimplência.

Estamos no aguardo da decisão dos conselheiros representantes da FENAPAS e de sua diretoria, pois está em suas mãos a continuidade ou extinção do PAMA e PCE.

ASTEL- ESP

 

Deixe uma resposta

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Facebook
Facebook
contador de acessos