Associação dos Participantes e Assistidos de Fundações e Sociedades Civis de Previdência Complementar da Área de Telecomunicações

Associação dos Participantes e Assistidos de Fundações e Sociedades Civis de Previdência Complementar da Área de Telecomunicações

35º Congresso cumpre vários papéis – fonte Diário dos Fundos de Pensão

Última atualização em 31/10/2014 por admin

reunião

 

Reconhecido como o fórum que todos os anos ajuda a pensar o nosso sistema e em 2014 estará realizando a sua 35ª edição, o Congresso Brasileiro dos Fundos de Pensão é ainda mais que isso. Com um público esperado de perto de 4.000 pessoas, de 12 a 14 de novembro, em São Paulo, seu outro importante papel é funcionar como um espaço de celebração de conquistas e de reconhecimento de importantes realizações, por meio de premiações depersonalidades e instituições cujo sentido maior é exatamente o estreitamento dos laços com a sociedade. Já no primeiro dias dos trabalhos, a partir das 16h 45, o nosso maior evento será palco da entrega solene do 2º Prêmio Abrapp de Jornalismo e do 19º Prêmio Nacional de Seguridade Social aos seus ganhadores.

O Prêmio Abrapp de Jornalismo teve como ganhadores, na categoria jornal, Sérgio Tauhata Ynemine, do  Valor Econômico, o reconhecido veículo diário sobre economia, finanças e negócios do País e que publicou a matéria sob o título  “Fundos de Pensão superam ganhos de PGBLs e VGBLs”. Na categoria revista o premiado é   Alexandre Sammogini, da  Investidor Institucional, uma respeitada publicação especializada, com a matéria “Na trilha da Anbima”.

Criado em 1995, o Prêmio Nacional de Seguridade Social  é a mais alta distinção conferida pelos fundos de pensão, tendo o sentido de um reconhecimento pelo que fizeram personalidades e instituições em favor do País e dos brasileiros. Em sua décima-nona edição, os ganhadores este ano são:· Dirigente Nacional: Eustáquio Lott;  Seguridade Social: Antonio Fernando Gazzoni; Seguridade Social (in memorian): Luiz Gushiken (será representado pela esposa e os dois filhos) e  Ação Social: Instituto Baccarelli.

O nosso sistema cresce ao associar seu nome a personalidades e instituições com certeza merecedoras de tal reconhecimento. Eustáquio Lott ocupou por 16 anos o cargo de Diretor-Superintendente da Valia, sexto maior fundo de pensão do País e, tanto no exercício dessa função como na condição de membro e Presidente do Conselho Deliberativo da Abrapp, ofereceu marcantes contribuições. Profundo conhecedor do sistema, Eustáquio também foi convidado a compartilhar a sua experiência, com os demais profissionais do segmento, escrevendo capítulos de alguns livros como: “Como criar um fundo de pensão a partir do vínculo associativo”, lançado em 2003; o “Papel dos Fundos de Pensão na Formação da Economia Brasileira: Capitalismo Social”, de 2007 e “Governança Corporativa e os Fundos de Pensão”, lançado em 2010, todos produzidos pela própria Abrapp.

Atuário inovador e ex-responsável por uma das Coordenadorias da então Secretaria de Previdência Complementar Antônio Fernando Gazzoni tem cursos de especialização pela Wharton School  e pela Graduate School of Business da University of Chicago. É hoje Diretor – Presidente  da GAMA Consultores Associados. Conhecedor profundo da previdência complementar, é frequentemente solicitado a ser  palestrante de diversos Congressos e eventos voltados ao segmento. Atua também como professor de cursos de pós-graduação na área de previdência complementar da FGV/BSB, UNIDF/ICAT e UDESC/SC; Perito Judicial. Foi escolhido como o melhor Consultor Atuarial pordois anos seguidos pela revista Investidor Institucional.

Homenageado postumamente, Luiz Gushiken, através de  sua esposa e filhos, receberá o prêmio na categoria Seguridade Social (in memorian), por ter se mostrado como liderança sindical, parlamentar e Ministro de Estado um dos mais ativos incentivadores de nosso sistema. Foi a principal cabeça por trás das palavras e atos dos primeiros anos do governo Lula em favor da regulação e das melhores práticas nos fundos de pensão, claramente colocados como uma prioridade da então nova administração. Gushiken viu como poucos o muito que a poupança previdenciária capitalizada poderia fazer e de fato está fazendo pelos trabalhadores e pelo País.

A partir de 2003, o Ministro Gushiken foi nome central do governo para elaborar políticas de previdência complementar. Foi decisivo na criação da lei que isenta de Imposto de Renda os ganhos com investimentos dos planos de previdência, reduzindo o custo dos planos, e na criação da tabela regressiva de Imposto de Renda para incentivar os participantes a construir sua poupança previdenciária de longo prazo. Foi importante, também, nos debates sobre a regulamentação das leis complementares 108 e 109 e no incentivo à previdência associativa, instituída por entidades de classe.

Por sua vez, o Instituto Baccarelli é uma associação civil sem fins lucrativos que atende mais de 1300 crianças e lhes oferece  formação musical e artística de excelência, proporcionando desenvolvimento pessoal e oportunidade de  profissionalização na música. Com sede em Heliópolis – que já foi considerada a maior favela de São Paulo, traz para os moradores da comunidade uma estrutura de ponta e professores altamente qualificados, aulas em grupo e individuais, de teoria e técnica, além de prática de conjunto em 4 orquestras, 20 corais e 4 grupos de câmara, podendo ir da musicalização à especialização em um instrumento ou em canto. A Sinfônica Heliópolis, principal orquestra da casa, é reconhecida internacionalmente por sua qualidade artística. Composta por 86 músicos de diversas partes do país e até estrangeiros, ela leva o nome de Heliópolis para todo o Brasil e para o mundo, impactando positivamente na identidade da comunidade e na autoestima dos moradores.

Para saber mais sobre a entrega de ambos os prêmios e todas as demais informações desejadas  sobre a programação dos três dias de duração do evento, existe um endereço certo. A programação preliminar, o espaço para inscrição, as informações para os viajantes e muito mais já podem ser encontrados no hotsite   www.cbfp.com.br.

Página marcada pelo dinamismo, uma vez que o conteúdo é constantemente atualizado, a expectativa é trazer de volta ao hotsite os leitores em busca de mais novidades  antes, durante e mesmo após o evento. Ali será possível saber mais sobre os especialistas que comporão as mesas das três sessões plenárias, oito painéis simultâneos e  22 exposições técnicas, além de se conhecer em detalhes as muitas apresentações e assistir-se aosvídeos da TV Abrapp e  as notícias em tempo real do Diário do 35º Congresso dos Fundos de Pensão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *