Associação dos Participantes e Assistidos de Fundações e Sociedades Civis de Previdência Complementar da Área de Telecomunicações

Associação dos Participantes e Assistidos de Fundações e Sociedades Civis de Previdência Complementar da Área de Telecomunicações

“Amargura” dos aposentados continua – fonte SISTEL

Última atualização em 30/03/2014 por admin

bolsovazioArrecadação tributária cresce, governo gasta mal e aposentados não ganham nada.

O valor pago pelos brasileiros em impostos federais, estaduais e municipais no ano de 2014 já soma R$ 400 bilhões. A marca foi registrada nesta segunda-feira (24 de março), segundo o “Impostômetro” da Associação Comercial de São Paulo (ACSP).

Como tem sido a tônica nos últimos anos, os tributos continuaram a crescer acima da expansão da atividade econômica, apesar das desonerações realizadas. Isso sugere que a carga tributária segue aumentando. Aproveitando desse fato o Governo continua gastando muito, apesar de prometer reduzir despesas orçamentárias junto à grande mídia.

O total de impostos pagos pelos brasileiros também pode ser acompanhado pela internet, na página do Impostômetro. Na ferramenta, criada em parceria com o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), é possível acompanhar quanto o país, os estados e os municípios estão arrecadando em impostos, e também saber o que dá para os governos fazerem com todo o dinheiro arrecadado. Por exemplo, quantas cestas básicas são possíveis fornecer, quantos postos de saúde podem ser construídos.

O Impostômetro encerrou o ano de 2013 com a marca recorde de R$ 1,7 trilhão. A carga tributária brasileira subiu para 36,42% do Produto Interno Bruto (PIB) no ano passado, ante um peso de 36,37% do PIB em 2012.

Enquanto os impostos crescem e o governo gasta sem definir prioridades sociais, os aposentados e pensionistas continuam amargando uma vida de achatamento salarial e muita dívida. (Maurício Oliveira – Cobap)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *