Associação dos Participantes e Assistidos de Fundações e Sociedades Civis de Previdência Complementar da Área de Telecomunicações

Associação dos Participantes e Assistidos de Fundações e Sociedades Civis de Previdência Complementar da Área de Telecomunicações

Comissão do Senado aprova isenção de IR sobre Aposentadoria Complementar- Fonte Porto 24h Alegre

Última atualização em 07/01/2020 por admin

A proposta prevê isenção do imposto a beneficiários que recebem mais do que o salário mínimo, hoje estipulado em R$ 998,00

 

Marcelo Camargo/Agência Brasil

Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado Federal aprovou nessa quarta-feira (11/12/2019) um projeto de lei que isenta Imposto de Renda sobre a aposentadoria complementar. O texto segue para votação final na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

A proposta isenta os rendimentos pagos por entidade de Previdência complementar a homens e mulheres a partir de 65 e 60 anos, respectivamente.

A intenção do senador Jorge Kajuru (Cidadania-GO), autor do projeto, é compensar beneficiários que têm Previdência complementar e recebem mais do que o salário mínimo, hoje estipulado em R$ 998.

O senador destaca que os trabalhadores da iniciativa privada tiveram três tipos de punição nos últimos governos. São elas:

Valor real do benefício reduzido pela aplicação do fator previdenciário;
Incidência do IRPF sobre a complementação da aposentadoria;
Aumento de despesas com assistência médica e remédios com o avançar da idade.
“A proposição cria um alívio para essa situação, ao excluir do IRPF as parcelas de complementação de aposentadoria recebidas pelos idosos, ampliando, indiretamente, sua renda”, disse o senador Paulo Paim (PT-RS), ao ler o relatório.

O PL também isenta a complementação de aposentadoria paga pelo INSS a ferroviários da extinta Rede Ferroviária Federal S/A e aos empregados do extinto Departamento de Correios e Telégrafos.

Este PL se aprovado nos plenários do Senado e posteriormente da Câmara irá isentar todos os Sistelados do IR. Devemos apoiar a iniciativa e acompanhar atentamente a tramitação.

Astel – São Paulo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *