Associação dos Participantes e Assistidos de Fundações e Sociedades Civis de Previdência Complementar da Área de Telecomunicações

Associação dos Participantes e Assistidos de Fundações e Sociedades Civis de Previdência Complementar da Área de Telecomunicações

Sinal amarelo no PAMA

Última atualização em 07/12/2019 por admin

SINAL AMARELO NO PAMA

Com o intuito de alertar os usuários do PAMA e seu PCE, estamos informando que infelizmente a tendência das finanças do plano de saúde dos assistidos do PBS-A está merecendo um olhar com mais atenção.

A contabilidade de um plano deste tipo é feita com premissas de duração até a morte do último usuário, ou seja, anualmente é reajustada levando-se em conta:

1-) A tábua de mortalidade;

2-) O rendimento das aplicações financeiras;

3-) O aumento do uso de assistência médica pelo avanço da idade dos usuários. (média da idade 73 anos)

Além dos fatores acima citados, outros como aumento do dólar, sazonalidade e etc. contribuem para o aumento de gastos.

Para ilustrar o que afirmamos e provar que o ajuste é anual, replicamos abaixo o comportamento financeiro de novembro/dezembro de 2018, onde fica claro que após a correção atuarial aparece um equilíbrio financeiro e o “superávit” desaparece.

Seguem abaixo os valores atualizados:

 

Plano Patrimônio Social (Milhares) Sobras Acumuladas (R$ Milhares) ∆ Sobras Acumuladas no Ano (%)
nov/18 3.880.915 116.209 242,9%
dez/18 3.869.082 36.063 6,41%

_____________________________________________________

fonte de consulta – Balancetes da Sistel

No quadro acima se percebe claramente isto: as sobras acumuladas caem de 242,9% para 6,41% ou seja, tendem a zerar.  

Trocando tudo isto em miúdos, a projeção de dezembro de 2019 é que nosso PAMA, ao contrário de que algumas pessoas imaginam e alardeiam, NÃO ESTÁ SUPERAVITÁRIO.

Queremos deixar bem claro para nossos colegas e afirmar que estamos atentos e que faremos em meados de 2020 nova avaliação no Plano.

Já estamos propondo algumas medidas para que se possa reverter o quadro.

A principal mensagem que repassamos aos assistidos é que nós da diretoria da Sistel incluindo  a participação dos conselheiros estamos sempre observando, com lupa, o comportamento do Plano Assistencial através de  estudos atualizados tanto financeiros como  atuariais  com base na realidade do Plano, sem conjecturas das premissas.

Existem pessoas que, não sendo do PAMA e nem do PBS-A, fazem afirmações caluniosas e nos acusam de manipulação de números e defesa de interesses de patrocinadoras entre outras coisas. Queremos deixar aqui bem claro que tudo o que afirmamos sobre o que está ocorrendo é em nome da transparência e deixar nossos colegas assistidos do PBS-A cientes do que está ocorrendo. Outras manifestações de pessoas estranhas ao nosso convívio, que nos difamam e acusam de manipulação, serão devidamente esclarecidas nos foros adequados.

Assim que o quadro da situação financeira do PAMA for concluído iremos divulgá-lo.

Conselheiros eleitos: Burlamaqui, Flordeliz, Italo e Ezequias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *