Associação dos Participantes e Assistidos de Fundações e Sociedades Civis de Previdência Complementar da Área de Telecomunicações

Associação dos Participantes e Assistidos de Fundações e Sociedades Civis de Previdência Complementar da Área de Telecomunicações

Fitch mantém nota da Funcef após mudança de gestão e Greenfield – Fonte Jornal Floripa

Última atualização em 09/10/2016 por admin

lentidaoA Fitch Rating descarta mudanças imediatas na classificação de risco das plataformasde operações e processos da Funcef, fundo de pensão dos funcionários da Caixa Econômica Federal, após as recentes alterações na administração da fundação e da Operação Greenfield. A agência atribui uma nota de “alto padrão” para a área de gestão de ativos líquidos da Funcef. 

No mês passado, a Funcef nomeou Carlos Antônio Vieira Fernandes o novo diretor-presidente da entidade, em substituição a Sérgio Mendonça. Paulo Werneck, ex-consultor do Ministério da Fazenda e ex-executivo do banco ABN Amro, também entrou na diretoria de investimentos no lugar de Maurício Marcellini, investigado pela Greenfield, operação deflagrada pela Polícia Federal em setembro para apurar desvios em investimentos dos fundos de pensão. Outra mudança na Funcef se deu com a chegada de Renato Villela, ex-secretário da Fazenda do Estado de São Paulo, que assumiu a diretoria de participações societárias e imobiliárias. 

“Até agora, os executivos não fizeram mudanças significativas na equipe ou nos procedimentos, políticas ou regras da fundação”, afirma a Fitch. A agência diz, contudo, que se espera que a nova diretoria lidere uma revisão de procedimentos com o objetivo de melhorá-los e fortalecer as práticas de governança corporativa do fundo. 

Em comunicado, a Fitch afirma que, apesar de os investimentos de private equity não fazerem parte de seu escopo, continua a monitorar o impacto das investigações. Porém, a agência diz que a nota da Funcef pode sofrer impacto se a fundação for considerada culpada nas investigações da Greenfield. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *