Associação dos Participantes e Assistidos de Fundações e Sociedades Civis de Previdência Complementar da Área de Telecomunicações

Associação dos Participantes e Assistidos de Fundações e Sociedades Civis de Previdência Complementar da Área de Telecomunicações

Aposentadoria no risco: gastos com pessoal explodem no Rio – Fonte: Folha de S. Paulo + O Estado de S. Paulo

Última atualização em 21/06/2016 por admin

dinheirovoandoO Rio de Janeiro, em crise por conta de suas finanças, foi o Estado brasileiro que mais elevou as suas despesas com pessoal, segundo relatório do Tesouro. Os gastos com a folha de pagamentos cresceram nada menos de 70% acima da inflação de 2009 para cá, um percentual muito superior ao dos outros estados, que em média registraram um aumento real de 38%, este também um exagero.

 

Significa dizer que os problemas do Rio não se devem apenas à redução da arrecadação e ao aumento dos gastos com as Olimpiadas, registra a Folha de S. Paulo.

 

Já no O Estado de S. Paulo o especialista em finanças públicas, Raul Velloso, alerta que além disso esse cálculo de gastos com a folha de pagamentos pode estar subestimado no caso do Rio e de outros estados, uma vez que considera que toda a receita obtida com impostos e taxas estaria disponível, quando não está.

 

É que arte da receita já está comprometida para cobrir despesas definidas em leis, como os gastos com saúde e educação.

 

Pelos cálculos de Velloso, na verdade o Rio já está usando 101% da receita que não é carimbada para pagar a folha, nisso incluídas as aposentadorias.   

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *