Associação dos Participantes e Assistidos de Fundações e Sociedades Civis de Previdência Complementar da Área de Telecomunicações

Associação dos Participantes e Assistidos de Fundações e Sociedades Civis de Previdência Complementar da Área de Telecomunicações

Abrapp ajuda a debater a reforma da Previdência – Fonte: Diário dos Fundos de Pensão

Última atualização em 09/03/2016 por admin

A reforma da Previdência, ainda que não se acredite que vá ser de fato ampla em um primeiro momento, pode e deve ampliar o espaço atualmente dedicado ao sistema fechado de previdência complementar. Esse foi o pensamento defendido na última sexta-feira (4) pela Abrapp, em uma reunião com técnicos da Secretaria-Executiva do Ministério Fazenda, encarregadosINSS de estudar as proposta do governo a respeito desse tema.

Estavam presentes à reunião o Diretor Dante Scolari (Abrapp), Nilton Molina (Fenaseg) e Thomas Tosta de Sá (Ibmec).

Segundo Dante Scolari, a reunião foi uma bem aproveitada oportunidade pare retomarmos pleitos como a destinação de recursos do FGTS, em parte ou no todo, para planos fechados de Previdência Complementar.

Dante diz ter sublinhado também a importância de outro de nossos pleitos, a extensão do direito de dedução das contribições feitas a planos de previdência complementar fechada a quem declara o  IR no modelo simplificado.

No mesmo espírito, foram apresentados aos técnicos da Fazenda dois outros pleitos: a postergação do momento em que os novos participantes devem fazer a sua opção pelas tabelas (regressiva ou progressiva) do IR e aliquota zero de imposto para quem deixar as suas reservas intocadas por 15 anos ou mais.

O grupo, composto também por representantes da Fenaseg e Ibmec, propôs que a Previdência Social passe a ter um regime de capitalização, deixando de ser exclusivamente por repartição (regime de caixa). Esse novo formato seria oferecido apenas aos novos segurados, tornando  a previdência básica mais sustentável e beneficiando com a formação de reservas  a economia brasileira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *