Associação dos Participantes e Assistidos de Fundações e Sociedades Civis de Previdência Complementar da Área de Telecomunicações

Associação dos Participantes e Assistidos de Fundações e Sociedades Civis de Previdência Complementar da Área de Telecomunicações

REUNIÃO DO CONSELHO DELIBERATIVO – NOVIDADES SOBRE O PAMA

Última atualização em 30/10/2015 por admin

logo.pngNa última reunião do Conselho Deliberativo da Sistel, fomos informados de que a mudança da estrutura e operacionalização do Novo Call Center da entrará em vigor em fevereiro de 2016, realizando o pedido da ASTEL – São Paulo de final de 2014; esperamos que isto venha a mudar o relacionamento dos assistidos com a SISTEL. Em relação a este assunto, um dos conselheiros eleitos ligados à Fenapas pediu que se fizesse um acordo com as associações de assistidos com a finalidade de economia e agilização do relacionamento com os usuários, coisa que a ASTEL-São Paulo já faz há mais de um ano, com sucesso absoluto, através do nosso 0800.

Foram aprovadas as seguintes modificações no regulamento do PAMA/PCE:

1-) As viúvas usufruirão do plano de saúde nas mesmas condições que seu marido; isto é, não pagarão mais o aumento de uma nova adesão como ocorre hoje;

2-) Os casais em que ambos tem direito ao PAMA/PCE, poderão ter um só dos cônjuges como titular e o outro como dependente, ao contrário do que ocorre hoje pois ambos são obrigados a contribuir para o plano;

3-) Isenção nas cirurgias de catarata, onde não vai haver mais coparticipação.

O conselheiro Italo Greggio, presidente da ASTEL-São Paulo, foi o único a defender que estas medidas tivessem efeito retroativo, o que iria beneficiar inúmeros assistidos. Inexplicavelmente, os conselheiros ligados à Fenapas não defenderam os assistidos.

A ASTEL-São Paulo através do seu conselheiro pediu que a diretoria da SISTEL apresentasse um planejamento de curto, médio e longo prazo, sobre o PAMA/PCE, que tivesse como objetivo melhorias e alternativas que possibilitassem que assistidos com benefício menor pudessem ter uma solução para o problema da assistência à saúde. A Diretoria da SISTEL se comprometeu a apresentar uma proposta de planejamento na próxima reunião do Conselho Deliberativo dia 25 de novembro.

A ASTEL-São Paulo pediu também que se estudasse a possibilidade de que o aumento das contribuições do PAMA/PCE em dezembro de 2015 fosse menor que o INPC do período (cerca de 10%) . A Diretoria da Sistel se prontificou a trazer para a próxima reunião uma proposta neste sentido.

Como esperávamos, começamos a rever nosso PAMA/PCE com medidas positivas, que ainda estão muito aquém do desejado; porém, para se poder caminhar é necessário dar o primeiro passo. Continuaremos a reivindicar as melhorias para que nosso plano seja perene e um exemplo para outras fundações e planos de aposentadoria complementar.

Quanto à ação intempestiva e ilógica impetrada pela FENAPAS, queremos tranquilizar nossos assistidos lembrando que, se o improvável acontecer, ou seja o dinheiro que foi para salvação do PAMA for congelado de alguma forma, como representantes de mais de um quarto dos assistidos do Brasil, tomaremos as medidas cabíveis.

ASTEL-SÃO PAULO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *