Associação dos Participantes e Assistidos de Fundações e Sociedades Civis de Previdência Complementar da Área de Telecomunicações

Associação dos Participantes e Assistidos de Fundações e Sociedades Civis de Previdência Complementar da Área de Telecomunicações

Fundação Celos esclarece déficit – Fonte: Clic RBS

Última atualização em 25/06/2015 por admin

dinheirovoandoA Diretoria da Celos divulgou a seguinte nota, mas  é contestada por participantes que apontam problemas de gestão na entidade: “A Diretoria da Fundação Celos divulgou uma Nota dos Participantes Assistidos sobre o déficit de 337 milhões de reais. Traz esclarecimentos e informa sobre providências tomadas. Veja a íntegra:

“Em razão das últimas informações divulgadas na imprensa, a CELOS – Fundação Celesc de Seguridade Social faz os seguintes esclarecimentos:

Em relação ao déficit atuarial, de R$ 202 milhões no plano Misto e R$ 134 milhões no plano Transitório, apontado nas Demonstrações Financeiras de 2014, todas auditadas por Auditoria Independente, publicadas no site da CELOS, estão sendo realizados os estudos para o seu equacionamento, os quais serão objeto de análise pela Celesc e o órgão fiscalizador, a PREVIC, após a aprovação pelo Conselho Deliberativo da CELOS.

Conforme vem sendo apresentado aos Participantes e Assistidos, em todas as regionais da Celesc, os referidos déficits atuariais têm origem na mudança de premissas atuariais tais como o aumento na expectativa de vida e a redução nas taxas de juros, as quais aumentaram as obrigações dos planos nos últimos anos, além defatores normativos, jurídicos e econômico-financeiros que dificultaram o atingimento da meta atuarial.

A Diretoria Executiva da CELOS esteve presente na última reunião do Conselho de Administração da Celesc apresentando a situação dos planos previdenciários, como tem feito regularmente à Diretoria Colegiada da empresa. Na referida reunião ficou definido que o Comitê Financeiro do Conselho de Administração da Celesc fará o acompanhamento da situação dos ativos e passivos, bem como do déficit atuarial, temas que já vem sendo discutidos pela Diretoria Executiva e pelo Conselho Deliberativo da CELOS, com vistas ao seu devido equacionamento, conforme as determinações legais da PREVIC.

A CELOS tem uma diversificada carteira de investimentos, com rentabilidade variada, alguns com rentabilidade abaixo da meta atuarial, nos últimos dois anos, e outros que foram provisionados, e já estão em processo de cobrança judicial e extrajudicial. Além disso, todos os investimentos alocados nos planos Misto e Transitório foram fiscalizados pela PREVIC e são monitorados em tempo real por aquele órgão federal, os quais também são objeto de avaliação atuarial independente e de análise periódica pelo Conselho Deliberativo e Conselho Fiscal.

A Diretoria Executiva da CELOS reitera a sua confiança na solidez e nos métodos de governança da Entidade, razão pela qual garante a todos os Participantes o fiel cumprimento das obrigações legais e regulamentares, e aos Assistidos a continuidade regular do pagamento dos benefícios, como vem fazendo mensalmente há 42 anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *