Associação dos Participantes e Assistidos de Fundações e Sociedades Civis de Previdência Complementar da Área de Telecomunicações

Associação dos Participantes e Assistidos de Fundações e Sociedades Civis de Previdência Complementar da Área de Telecomunicações

REUNIÃO AMANHÃ COM A SPPC E PREVIC – fonte Diário dos Fundos de Pensão

Última atualização em 17/10/2014 por admin

reuniãoEstá agendada para acontecer amanhã,  em São Paulo, reunião em que se vai dar continuidade à discussão  com as autoridades de  tema que figura com destaque na agenda do sistema: a adoção de medidas destinadas a ampliar a cobertura dos planos instituídos. Estarão presentes o Secretário de Políticas de Previdência Complementar, Jaime Mariz, o Superintendente da Previc, Carlos de Paula, o Secretário-Adjunto da SPPC, José Edson da Cunha e o Diretor da SPPC, Paulo César dos Santos.  Estaremos representados pelo Presidente da Abrapp, José Ribeiro Pena Neto, o Vice-Presidente do Sindapp, Jarbas de Biagi , e o diretor da Abrapp, Luis Ricardo Marcondes Martins, acompanhados de dirigentes de fundos instituídos. O encontro de trabalho terá lugar no 17º andar do World Trade Center, prédio em que está instalada a nossa sede.

É que os fundos instituídos podem tornar-se ainda mais atraentes se medidas forem adotadas, como a oferta de planos não apenas aos associados dos instituidores mas também às pessoas físicas vinculadas direta ou indiretamente às organizações que os instituem. Outra ideia é autorizar o resgate parcial das reservas em caso de necessidade e mesmo total havendo a ocorrência de doenças graves. Está em debate ainda autorização para que o participante possa suspender temporariamente as suas contribuições. São todas providências flexibilizadoras, capazes não apenas de trazer mais trabalhadores e profissionais liberais para a previdência complementar, mas também de manter os que já aderiram dentro dos planos.

Aproveitando a alta qualificação dos presentes à reunião, vai se tentar avançar também no que se refere à questão da transferência de risco da longevidade, estudando-se mais aprofundadamente as alternativas existentes para isso. O objetivo é tornar os planos de contribuição definida (CD) ainda mais atraentes, ao oferecerem benefícios vitalícios. A experiência existente globalmente já foi estudada com detalhes pela Abrapp, que assim vem podendo participar ativa e tecnicamente do debate que tem sido travado a respeito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *