Associação dos Participantes e Assistidos de Fundações e Sociedades Civis de Previdência Complementar da Área de Telecomunicações

Associação dos Participantes e Assistidos de Fundações e Sociedades Civis de Previdência Complementar da Área de Telecomunicações

EUA têm segundo caso de contágio por ebola – fonte Folha de S. Paulo

Última atualização em 17/10/2014 por admin

UTI02Enfermeira se contaminou em Dallas ao cuidar de liberiano infectado.

Agência critica paciente por ter pegado um voo um dia antes de ser internada, mas tinha dado aval à viagem.

O caso de mais uma enfermeira contaminada pelo ebola nos EUA e a divulgação de que ela viajou em um avião comercial um dia antes de ser internada aumentaram o pânico da população e reacenderam o debate sobre a eficácia das medidas tomadas pelo governo americano para conter o vírus.

Amber Vinson, 29, foi diagnosticada com ebola depois de participar do atendimento ao liberiano Thomas Duncan, que morreu no último dia 8. É a segunda funcionária de saúde infectada nestas condições.

Na segunda-feira (13), um dia antes de ter febre e ser encaminhada ao hospital, Vinson viajou em um avião comercial de Cleveland (Ohio) para Dallas (Texas).

Por isso, o Centro de Prevenção e Controle de Doenças (CDC) dos EUA anunciou que os 132 passageiros a bordo do voo 1143 da Frontier Airlines na última segunda-feira (13) serão entrevistados, e os que tiverem risco de contágio confirmado serão monitorados por 21 dias (tempo de incubação do vírus).

Segundo o Departamento de Saúde de Cleveland, Vinson viajou à cidade para visitar a família. Os três parentes com quem ela teve contato estão sendo monitorados.

Vinson faz parte da equipe de 76 funcionários que tratou de Duncan e que está sendo avaliada depois da divulgação, na segunda, de que a enfermeira Nina Pham, 26, estava contaminada.

AVAL PARA VIAJAR

Segundo o diretor do CDC, Thomas Frieden, a enfermeira não poderia ter viajado em um avião comercial, pois tivera contato com uma pessoa doente e sabia do caso da colega Pham.”A orientação do CDC nesses casos aponta a necessidade de movimento controlado. Isso significa que ela poderia viajar em um carro, ou um avião fretado, mas não em um transporte público”, disse Frieden.

Vinson, porém, telefonou para o CDC antes de embarcar de volta para Dallas, relatando que estava com febre baixa, de 37,5ºC. A funcionária da agência lhe disse que só casos acima de 38ºC eram considerados sintomáticos, e a liberou para viajar.

Frieden ressaltou que o risco de algum passageiro no avião ter se contaminado é extremamente baixo. “Ela não tinha febre, nem vomitou na aeronave”, afirmou.

A contaminação pelo ebola só acontece quando o paciente já desenvolveu os sintomas da doença. Além disso, é preciso ter contato com os fluidos do doente para ser infectado “”não é possível pegar ebola apenas respirando o mesmo ar.

Vinson foi transferida na tarde desta quarta para o hospital da Universidade de Emory, em Atlanta, que já tratou com sucesso outros dois pacientes. O seu estado de saúde era estável até a conclusão desta edição. Nina Pham, a primeira enfermeira infectada, passa bem.

Ao longo do dia, as autoridades tentaram assegurar à população que, apesar das falhas, o sistema de saúde norte-americano está preparado para lidar com os casos da doença.

O presidente Barack Obama cancelou uma viagem para se reunir com sua equipe de saúde e afirmou que os protocolos usados, “se aplicados de forma correta, funcionam.” A agenda política do presidente para esta quinta (16) também foi suspensa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *