Associação dos Participantes e Assistidos de Fundações e Sociedades Civis de Previdência Complementar da Área de Telecomunicações

Associação dos Participantes e Assistidos de Fundações e Sociedades Civis de Previdência Complementar da Área de Telecomunicações

Os vilões da inflação no ano – fonte Portal Exame

Última atualização em 11/09/2014 por admin

DragaoInflacaoA inflação não tem dado trégua neste ano. Entre janeiro e agosto, a variação do principal índice de preços do Brasil, o IPCA, já acumula uma alta de 4%. Nos últimos doze meses, esse número chega a 6,51%. É um valor um pouco acima da meta estipulada pelo Banco Central – 6,5% — e bem acima do centro da meta, que é de 4,5%.
Para muitos brasileiros, porém, a sensação é de que os preços estão subindo ainda mais do que 6%. Faz sentido. Afinal, o IPCA número reflete uma média da alta e baixa de preços ao longo dos meses. Pode ser que o que você compra no supermercado tenha subido muito mais do que 4% neste ano. É o caso de itens como alguns tipos de peixe e fraldas descartáveis. O contrário também é verdade.
No infográfico abaixo destrinchamos o que aconteceu com a inflação neste ano e mostramos quais os itens que mais impactaram de forma positiva e negativa o IPCA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *