Associação dos Participantes e Assistidos de Fundações e Sociedades Civis de Previdência Complementar da Área de Telecomunicações

Associação dos Participantes e Assistidos de Fundações e Sociedades Civis de Previdência Complementar da Área de Telecomunicações

TI: A SEGURANÇA VALORIZADA – fonte Diário dos Fundos de Pensão

Última atualização em 26/05/2014 por admin

InternetFundos de pensão trabalham com informações sensíveis. É o mínimo que se pode dizer de entidades que detém dados sobre centenas de milhares de participantes, os valores de suas contas, número dos CPFs, benefícios recebidos e laços familiares. Tudo confidencial e que precisa não apenas ser resguardado de olhares indevidos, mas também deve estar disponível no momento de seu processamento. Por isso a segurança da informação é uma expressão levada cada vez mais a sério e, por essa mesma razão, está a caminho, para tornar-se disponível ainda em 2014, uma cartilha destinada a mostrar passo a passo o que pode ser feito.

Perto de uma dezena de entidades, reunidas na Comissão Técnica Regional Nordeste de Tecnologia da Informação, estão com a missão de escrever essa cartilha. “A intenção é não apenas termos algo bem direto e prático, como específico para ser aplicado aos fundos de pensão”, explica Maria de Fátima Pimentel, responsável pela área de TI da Fachesf. Ela sublinha o intuito de chegar a uma cartilha que sirva para atender ao dia a dia das entidades, mesmo as de porte menor.

Essa preocupação em atender as demandas das entidades de menor porte é igualmente sublinhada por Flávio Santos, responsável pela área de TI  da Funcasal. Para conseguir chegar a isso, uma das recomendações será o emprego de programas não onerosos. “Há softwares gratuitos que podem ajudar nesse sentido”, resume Santos.

O trabalho, prevê Maria de Fátima, deverá estar concluído em agosto, quando será então remetido para o conhecimento, validação e eventuais acréscimos por parte da Comissão Técnica Nacional de TI, instância superior que solicitou que fosse realizado e agora dará o ok final.

Reunida há dois dias, a CTR Nordeste discutiu pontos que, entre outros, não podem ficar ausentes da cartilha. Maria de Fátima se refere aos cuidados que devem ser estendidos aos terceirizados e à preocupação com as condições de leitura das cópias de segurança (backup) existentes. “Não adianta ter os dados guardados se, depois, não se consegue ler”, nota Maria de Fátima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *