Associação dos Participantes e Assistidos de Fundações e Sociedades Civis de Previdência Complementar da Área de Telecomunicações

Associação dos Participantes e Assistidos de Fundações e Sociedades Civis de Previdência Complementar da Área de Telecomunicações

Nucleos: TJ-RJ condena ex-diretores a indenizar o fundo – fonte Valor Econômico

Última atualização em 28/01/2014 por admin

ladrao2Os ex-diretores do Instituto de Seguridade Social dos Funcionários do Setor Nuclear (Nucleos) foram condenados na Justiça a indenizar o fundo de pensão em R$ 14,28 milhões, a título de danos materiais e morais, por atos lesivos ao patrimônio dos beneficiários do instituto. A decisão é da 18ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ). Cabe recurso.
Quatro ex-diretores foram responsabilizados pela realização, no período de 2003 a 2005, de operações financeiras ilegais que envolvem a aquisição de títulos públicos federais com prejuízos para o Nucleos e a aplicação de recursos junto ao Banco Santos, que teve decretada a sua falência em setembro de 2005.
Em sua defesa, alegaram que os investimentos sempre estiveram respaldados pelas análises de mercado e sob a cooperação do Banco HSBC, através de contratos de custódia. Quanto ao Banco Santos, sustentaram que, apesar da falência, o mesmo “gozava de boa saúde financeira à época dos acontecimentos”.
Baseada no laudo pericial que afirma que os títulos públicos foram adquiridos com ágio e o prejuízo sofrido pelo Nucleos, só em 2004 e 2005, chegou a R$ 28,52 milhões, a decisão afirma que “todas as alegações do autor da ação estão corroboradas, sendo demonstradas as irregularidades apontadas na inicial”.   (Valor)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *